Existe ataque de phishing sem link malicioso?

A engenharia social também pode evitar links e anexos, o que garante uma relação de confiança.

Imagine a situação: sua empresa está para lançar um produto novo e todos os colaboradores estão agitados. Na ansiedade de receber feedbacks, um membro da equipe publica em suas redes sociais uma informação indevida. Um atacante passa por essa informação e aproveita para enviar um e-mail para a equipe, se passando por uma liderança e solicitando dados confidenciais. A mensagem maliciosa não possui links, nem anexos, e abusa da urgência. Alguns colaboradores acabam enviando suas informações.

Sempre reforçamos o cuidado que você precisa ter ao clicar em links que recebe por mensagens, mas ataques também podem acontecer sem esse artifício. Por isso é muito importante lembrar de conferir alguns itens: se o domínio do e-mail está correto, se a pessoa realmente encaminharia aquela mensagem, se o texto está muito genérico e/ou muito urgente. Se estiver com dúvida, entre em contato com seu gestor ou com a equipe de Segurança da Informação.

O Phishing Reply Test é uma ferramenta gratuita da KnowBe4 que te ajuda a medir o nível de risco da sua empresa. Com ela você encaminha uma simulação para os seus colaboradores e descobre quem seria vítima de um golpe. Dessa maneira é possível pensar em ações para garantir que toda a equipe se transforme em um firewall humano, criando obstáculos para futuros ataques.


Não deixe para depois! A garantia da continuidade dos negócios vem da saúde de sua instituição. Evitar que terceiros tenham acesso aos seus dados faz parte do gerenciamento de informações e permite uma rotina de trabalho segura e eficaz para todos. Para ter acesso ao Phishing Reply Test, responda ao formulário disponível aqui.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*