Stu Sjouwerman, CEO da KnowBe4 – texto original em inglês pode ser acessado aqui
À medida que muitas organizações já permitiram que os colaboradores trabalhem remotamente, novos dados da PulseSecure destacam onde a segurança remota foi – e ainda é – um desafio.
A COVID-19 inverteu a estrutura das organizações, alterando prioridades, orçamentos e pessoal – tudo em um esforço para permanecer operacional. Porém, ao fazer mudanças drásticas na maneira como os negócios funcionam – principalmente do ponto de vista estrutural – a segurança provavelmente segue um desafio para o usuário que trabalha a partir de dispositivos inseguros, redes inseguras, usando aplicativos que não estão de acordo com as políticas de segurança, e com pouca governança ou supervisão.
Mas quão ruim é o atual cenário?
O Relatório de Segurança Work-From-Home 2020 da PulseSecure fornece algumas informações sobre o que aconteceu como resultado da COVID-19 e qual é a perspectiva para as organizações que procuram retornar a alguma semelhança com o “normal”. Segundo o relatório, a maioria das organizações (77%) possuía menos de um quarto de sua equipe trabalhando remotamente no ano passado. Mas desde a pandemia, agora 75% têm três quartos ou mais trabalhando remotamente. Apenas 29% estavam totalmente preparados para a mudança, o que nos leva à discussão se as organizações estavam/estão adequadamente protegidas para trabalhar remotamente.
A partir dos dados do relatório, parece que a segurança é um problema:
Como 84% das organizações consideram que provavelmente aumentarão os recursos para o trabalho remoto no futuro, parece que há muito trabalho a ser feito para garantir o mesmo nível de segurança corporativa para as equipes remotas e seus dispositivos.
O desafio da conscientização do colaborador pode ser facilmente enfrentado com os treinamentos em segurança (SAT) combinados com testes de phishing para educar os colaboradores sobre a necessidade de boas práticas de segurança como parte de seu trabalho, seu papel na segurança corporativa – especialmente quando se trabalha em casa – e como os ciberataques mais recentes funcionam para diminuir o impacto de um ataque.
O trabalho remoto não precisa ser mais arriscado; requer apenas que as organizações tratem os fatores de risco proativamente, de forma a se alinhar com uma força de trabalho remota. O treinamento de conscientização em segurança on-line é uma das medidas que podem ter impacto, independentemente de onde o colaborador trabalha.
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