Emoções – Felicidade

Luiz Carlos Chieregato Jr, Security Analyst II da KnowBe4 no Brasil

Sentir-se bem, empolgado, imaginativo, esperançoso! Já pensou em tudo o que causa essas reações? Hoje vamos entender como algo que nos traz bem-estar também pode nos fazer mal!

Como explicado no último post, quando existe um estímulo que causa uma reação emocional, nosso julgamento pode ser afetado recorrendo à reações automáticas. Sentir-se bem tem um grande poder, além de ser um desejo é também uma arma para cegar a vítima de engenharia social. Geralmente não desconfiamos daquilo que faz bem. É uma contradição natural estar em alerta e atento aos detalhes quando estamos felizes, e quase sempre está acompanhado de um estado de tranquilidade e confiança.

Levando em conta que é possível se sentir bem não só com atitudes mas também pensamentos, que muitas vezes partem da imaginação, há muitos contextos no dia dia onde alguém com más intenções pode se beneficiar desse conceito. A felicidade pode estar ligada à conquista de um desejo, à esperança, à suposição de realização dessa vontade. Vivemos em um mundo no qual milhares de desejos podem ser perseguidos e quando um atacante encontra o desejo de sua vítima, ele também encontra uma porta de entrada. 

Ambientes corporativos

Quando pensamos em organizações, o reconhecimento e a materialização financeira são chaves para invocar o sentimento de bem-estar. Quem não gostaria de se sentir reconhecido pelo trabalho ou mesmo voltar para casa com mais dinheiro no bolso? Entre outras coisas, há muitas portas de entradas para ataques por aqui.

Ataques de phishing no âmbito da vida corporativa abordam assuntos que podem estar ligados a promoções ou resultados, como salário, bônus e/ou benefícios de qualquer espécie, entre outros assuntos. Este tipo de golpe é difícil identificar apenas pelo assunto, e a vítima confirmar por meios secundários (como telefonemas ou fisicamente).

Alguns assuntos e palavras-chave comuns, palavras similares valem a mesma atenção:

  • Benefícios
  • Promoções
  • Resultados
  • Presentes
  • Eventos

Empresa* – Nome da Empresa onde se trabalha.

Evento* – Nome de algum evento relevante.

Ser reconhecido no ambiente de trabalho faz muito bem, mas não deixe o emocional tomar conta antes de ter certeza quanto ao que está lendo!

Sobre finanças

Dinheiro nunca é demais e, certamente, melhor ainda se aparecer em hora inesperada. É o melhor presente que pode se dar para um ávido pagador de boletos e, só de pensar na possibilidade, nossa mente pode acabar indo longe. Devido a essa importância, existe um foco de ataque direcionado para a este assunto. 

Ataques de phishing que usam o dinheiro para levar um clique em link malicioso possuem assuntos relacionados a transferências inesperadas, prêmios bancários, sorteios ou consórcios, linhas de crédito especiais ou oportunidades financeiras igualmente únicas.

Alguns assuntos e palavras-chave comuns:

  • Movimentações bancárias
  • Prêmios
  • Oportunidades

É fato, tudo que envolve dinheiro é um sinal de alerta. Proteja-se mantendo a atenção nos detalhes de tudo que envolve movimentações financeiras.

Na vida pessoal

Na vida pessoal o bem-estar muitas vezes é conquistado através de objetos ou locais. Levando isso em conta há muitas portas de entrada que podem invocar um golpe.

Ataques de phishing que apelam para esse sentimento no âmbito mais pessoal geralmente estão relacionados a descontos e oportunidades únicas à produtos populares de grande desejo como eletrônicos, itens de status como veículos e jóias, itens falsos que prometem altas conquistas com baixo esforço, e até mesmo acesso, muitas vezes exclusivo, à locais e eventos que proporcionam o mesmo desejo.

Alguns assuntos e palavras-chave comuns:

  • Produtos Populares
  • Produtos Milagrosos
  • Eventos

*Loja – Nome da loja varejista relevante.

*Produto – Nome do produto em questão.

*Bilheteria – Nome da rede de bilheterias/tickets relevante.

Imaginar-se conquistando/alcançando aquela possibilidade, desejo ou vontade antes do planejado é tentador. Mas lembre-se que tudo que é bom demais pra ser verdade, muitas vezes realmente é! Mantenha a calma e observe com atenção os detalhes, se informe e tenha certeza antes de seguir em frente com a mensagem recebida.

Na vida online

Sentir-se bem na sociedade moderna é também uma experiência estimulada por atitudes online para uma grande parcela dos usuários da internet. Estamos falando das interações sociais online e suas reações, seja com comentários, emojis ou até mesmos posts e declarações.

Ataques de phishing que usam dessa vertente vão buscar o seu desejo usando assuntos como quem comentou ou quem está buscando uma nova amizade/conexão, talvez uma celebridade comece a seguir ou reaja a um post, likes em grande quantidade, ou reações aparentemente virais.

Alguns assuntos e palavras-chave comuns:

  • Novas Conexões
  • Reações
  • Viral

*Chefe – Nome do superior do departamento/equipe.

*Empresa – Nome da empresa onde se trabalha.

Tão presente em nossas vidas, as redes sociais podem trazer alguns perigos. Atente-se aos detalhes e confirme as informações através dos aplicativos e sites oficiais antes de seguir em frente através do e-mail.

Conclusão

Quando o assunto nos faz muito bem e o emocional entra em cena, pare e confirme por vias secundárias como um telefonema ou outro meio de contato oficial, um bem estar inesperado é sempre bom apenas se for verdade! Observando os detalhes e  buscando mais informações irá se certificar de uma decisão mais segura.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Search