Emoções – Medo

Medo, a emoção do momento. Que tal compreender o que este instinto primitivo pode fazer com as nossas decisões!

Como explicado no último post: quando existe um estímulo que causa uma reação emocional, nosso julgamento é afetado pelo Tálamo. No lugar de enviar a informação ao Neocórtex para fazer uma análise consciente de todos os possíveis detalhes, irá recorrer à reações automáticas da Amígdala, previamente repetidas. Um processo natural ao nosso instinto de sobrevivência.


O medo é uma das mais potentes emoções, além de uma das mais fáceis de se incitar. Querer se sentir seguro é uma necessidade natural e estaremos buscando isso (subconsciente ou conscientemente) na maioria das vezes!

De repente o medo pode se ver presente em muitos dos processos que compõem a vida moderna. Situações em que “se perde”estão no dia dia: tudo aquilo que não é desejado, que pode não funcionar, ou não se concluir, alcançar, etc. O medo está aliado a perda; de um conforto que pode não ser só físico, como também mental. Juntando tudo, é fácil imaginar alguns assuntos que podem facilmente incitar este medo com o objetivo de influenciar uma reação sem a devida atenção. Abaixo descrevemos alguns de seus âmbitos e palavras-chave mais comuns:

1. Na vida corporativa:

O trabalho é a principal fonte de renda e resulta nas conquistas da sociedade moderna. É de muito valor o sentimento de estar seguro neste aspecto, portanto qualquer coisa que possa interferir de uma forma indesejada ou um dano, alguma situação que possa até mesmo ocasionar uma perda completa chama a atenção.

Ataques de phishing no âmbito da vida corporativa possuem assuntos que podem ser peculiares (alguma reclamação ou um escândalo interno) ou até mesmo rotineiros (como um convite para reunião ou um importante arquivo para revisar). O primeiro é mais fácil de se identificar devido sua intensidade, o segundo é mais discreto e trabalha mais com o subconsciente.

Alguns assuntos e palavras-chave comuns, palavras similares valem a mesma atenção:

  • Revisões
  • Comunicados
  • Convites
  • Mudanças
  • Erros

O trabalho é muito importante, mas não deixe assuntos que podem ser tão presentes na rotina corporativa, atingirem o emocional.

2. Sobre finanças em geral: 

Dinheiro move a energia humana da sociedade. Estar sem dinheiro significa perder confortos presentes no dia dia, seja um valor necessário, um desejo de ser realizado. Devido a essa importância existe todo um foco de ataque direcionado a este assunto. 

Ataques de phishing que usam o financeiro para incitar o medo tem em sua maioria assuntos relacionados a conta bancária, o acesso a ela, a atualização, movimentação e outras ações que podem interferir no saldo atual e/ou na sua segurança de forma direta ou indireta, não necessariamente de maneira negativa.

Alguns assuntos e palavras-chave comuns:

  • Atualizações
  • Acessos
  • Avisos
  • Comprovantes
  • Risco em geral

Tudo que envolve dinheiro é um alerta vermelho, proteja-o mantendo a atenção nos detalhes de tudo que envolve movimentações financeiras.

3. Na vida pessoal:

Se sentir seguro e confortável é uma necessidade humana incansável e presente no dia dia. Qualquer assunto que ameace esse estado é um alerta.

Ataques de phishing que apelam para a rotina pessoal geralmente estão relacionados a ameaça ou a violação da segurança e/ou conforto. Envolvem direitos e deveres como cidadão, privacidade pessoal em risco, notícias polêmicas que podem afetar também a saúde!

Alguns assuntos e palavras chave comuns:

  • Atualização
  • Deveres
  • Direitos
  • Arquivo pessoal
  • Notícias
  • Oportunistas

Momentos de crise pessoal, política, econômica e até mesmo de saúde são fatais em atingir o emocional, portanto ao lidar com este tipo de assunto, mantenha a calma e observe com atenção aos detalhes, buscando mais informações que podem não só ajudar na solução mas se certificar de que o desafio é real.

4. Sobre oportunidades:

O medo não necessariamente usa de assuntos negativos, ele pode ser atrelado a assuntos positivos através da oportunidade, ou melhor, o medo de perder ela.

Ataques de phishing que usam o medo de perder uma oportunidade são os de promoções, concursos e ofertas. Em sua maioria também são urgentes ou por tempo limitado para atenuar a sensação de que pode perdê-la a qualquer momento.

Alguns assuntos e palavras-chave comuns:

  • Publicitárias
  • Oportunistas

Todo mundo gosta de uma boa oportunidade, mas não deixe isso subir à cabeça. Tudo o que é bom demais para ser verdade, provavelmente é!

Conclusão

Quando o assunto é importante e o emocional está a flor da pele, pare e respire. Não importa o problema, a calma sempre será bem-vinda para encontrar a solução. Observando os detalhes e buscando mais informações você irá se certificar de uma decisão mais segura.

Luiz Carlos Chieregato Jr

Analista de Segurança do El Pescador


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Search