[Infográfico] – História dos principais ataques de Phishing

O phishing é hoje uma das técnicas mais usadas para roubo de informações e fraudes digitais. E para que você entenda como o phishing consegue atingir tantas vítimas, fizemos uma linha do tempo contando a história dos principais ataques até hoje.

Podemos dizer que o phishing nasceu logo depois da internet, já que a internet foi estabelecida por volta de 1985 e em 1987 foi descrita a técnica de phishing pela primeira vez em um artigo do grupo HP Internacional. Porém foi somente em 1995, com o lançamento da AOHell como ferramenta de phishing, que a prática se fixou enquanto tática de cibercrime.

De lá para cá são 21 anos de atividade de uma técnica que evolui graças ao comportamento “inseguro” dos usuários. Em 2003 os atacantes começaram a falsificar páginas, registrar domínios similares e até criar caixas de login e senha sobrepostas a páginas verdadeiras. Foi neste mesmo ano que as denúncias sobre o aumento nos ataques de phishing aumentaram assustadoramente.

Desde 2001 os atacantes iniciaram os ataques a bancos. E até hoje as instituições bancárias são o principal alvo dos criminosos – ao mesmo tempo em que servem de isca para ataques de phishing.

Apesar de ser uma estratégia amplamente reproduzida e corriqueira – pois diariamente todos nós recebemos vários ataques de phishing por e-mail -, a prática continua sendo desconhecida pela maior parte dos usuários da internet, o que torna este tipo de golpe ainda mais eficiente.

O fato é que os ataques de phishing vêm causando sérios problemas desde os anos 90 e até hoje não há uma forma de evita-los se não for através da mudança de comportamento dos usuários. Para evitar ser vítima desse tipo de ofensiva é importante reconhecer os perigos do phishing, compreender como os ataques são feitos e não acessar mensagens suspeitas.

 

História dos ataques de Phishing
História dos ataques de Phishing

 

 


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Search