Conhece-te a ti mesmo

Blog El Pescador conhece

Como a plataforma El Pescador pode lhe ajudar a conhecer melhor o seu ambiente evitando falhas de segurança.

A expressão “Conhece-te a ti mesmo” é um dos ensinamentos mais antigos da humanidade. Estava gravada no pátio do templo de Apolo onde havia o famoso oráculo da cidade grega de Delfos e era constantemente usada na filosofia de Platão, citando Sócrates. O ensinamento também fazia parte da teoria de Sun Tzu compilada na obra “A Arte da Guerra” e foi usado no clássico do cinema Matrix em uma alusão clara ao oráculo de Delfos.

Se conhecer, quando falamos da gestão de ativos de tecnologia, é ter em mãos as informações sobre sistemas e equipamentos que estão em uso e ter a clara percepção de que o ambiente é composto somente por dispositivos e aplicativos homologados pela organização. Pois caso um usuário passe a usar por conta própria um sistema não homologado é bem provável que essa aplicação não esteja configurada corretamente sob a perspectiva de segurança e não receba atualizações regulares.

Em suma, ter computadores fora do padrão se configura em riscos para todo o ambiente.

A plataforma El Pescador possui mecanismos que oferecem ao seu administrador diversas informações sobre o comportamento dos seus usuários e também sobre características dos dispositivos em uso, ajudando o administrador a tomar decisões de maneira fácil e rápida. Abaixo apresentamos dois exemplos para melhorar o controle de seu ambiente usando a solução El Pescador.

Sistemas Operacionais e Dispositivos

 

Assim que o usuário tem contato com o phishing educativo da solução El Pescador a ferramenta coleta diversas informações de seu dispositivo e as apresenta de maneira gráfica e intuitiva. Uma dessas informações é a de quais sistemas operacionais e tipos de dispositivos foram usados para acessar a mensagem com o phishing educativo.

 

Se a sua política de segurança, por exemplo, proíbe o acesso aos ativos de TI da organização usando dispositivos móveis seria possível, através da análise dos gráficos do exemplo acima, identificar uma violação da política e uma falha na configuração no serviço de e-mail, que estaria permitindo o acesso aos servidores por meio de IPhones, IPads e Smatphones Nokia.

Assim, somente com estes dois gráficos já é possível saber quais os ativos mais usados no acesso a e-mails, se é necessário revalidar a campanha de conscientização da Política de Segurança da Informação e também se é necessário rever a configuração dos serviços de e-mail. Mas, o El Pescador ainda lhe fornece mais informação.

 

Browsers

Os browsers são considerados um dos mecanismos mais delicados de um ambiente, pois são a “janela” para o acesso à internet e também porque agregam a si muitos softwares de terceiros, o que os tornam ainda mais vulneráveis.

 

Este ano nem chegou à metade e o Common Vulnerabilities and Exposures (CVE®), entidade mais importante na catalogação de vulnerabilidades em tecnologia, já publicou um número alarmante de boletins de vulnerabilidade descobertas em 2015 nos cinco browsers mais usados do mundo. Foram dezoito vulnerabilidades no Mozilla Firefox, trinta e duas no Google Chrome, cinquenta e três no Microsoft Internet Explorer e uma no Safari da Apple. O único browser que ainda não teve vulnerabilidades reportadas em 2015 foi o Opera. Estas estatísticas não consideram as vulnerabilidades reportadas em componentes de terceiros como Java, Flash e extensões. Ou seja, padronizar a configuração e inibir a instalação de browsers não autorizados é algo importantíssimo para a proteção do ambiente.

Conforme demonstra o gráfico acima, a plataforma El Pescador possibilita que o administrador tenha todas as informações sobre os browsers em atividade e possa identificar possíveis desvios na configuração homologada. Ou seja, com El Pescador você não só educa os seus usuários sobre os perigos dos phishings, mas também conhece melhor o seu ambiente. Se conhecer é essencial para enfrentar desafios e atingir objetivos e para tal é importante fazer uso de todos os recursos que estiverem disponíveis.

Até a próxima.
El Pescador.

 

 

 

 


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*