Temas ligados ao Natal são usados em golpes de phishing

Ao longo de todo este ano falamos sobre diversos tipos de ataques de phishing. Atacantes abusam da criatividade para tentar enganar a vítima e fazê-la cair no golpe. Recentemente falamos dos casos de phishing que tinham a Black Friday como foco.

Agora, com a chegada do período de Natal e Ano Novo, é comum surgirem campanhas de phishing relacionadas às festividades natalinas. Por isso, separamos alguns tipos de phishing mais comuns nesta época.

Cartão de Natal

O tradicional cartão de Natal vem sendo substituído pelo cartão online de Natal. Mas será que aquele link para um e-card veio realmente da sua gerente, ou do setor de RH da Empresa? Esta é uma técnica muito usada em ataques de phishing nesta época do ano.

Promoção de Fim de Ano

O período natalino é famoso por suas promoções. Essas ofertas são frequentemente enviadas por e-mails, mas nem todas são legítimas. Os atacantes tiram proveito desta prática comercial para enviar e-mails com phishings disfarçados de promoções.

Notificação de Viagem

Com o alto índice de viagens nesta época do ano, um e-mail malicioso sobre um itinerário de viagem certamente vai atrair a atenção de inúmeras pessoas ansiosas para chegar em casa ou no próximo destino de férias. Por isso, e-mails desta natureza precisam ser vistos com desconfiança.

Entrega do pacote

Correios e transportadoras recebem um volume maior de envios de produtos neste período. Um alerta de e-mail relatando problemas na entrega do pacote consegue atrair atenção do destinatário facilmente. Por isso esta técnica de phishing é bem eficaz neste período.

Festa de Confraternização

Estima-se que 88% das empresas realizem eventos de confraternização no fim do ano. Isso significa que os convites serão enviados por e-mail. Esta é uma oportunidade usada por atacantes para criar um phishing temático e abusar de relações de confiança.

Doação e Caridade

O “espírito natalino” pode ser o responsável por tornar o mês de dezembro o campeão em doações para instituições de caridade. Parte destes donativos é arrecadada através de contatos de e-mail. Sabendo disso, os atacantes criam phishings que falsificam mensagens destas fundações, levando o destinatário a doar dinheiro para uma página maliciosa.

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